Editora FMB

Formação Continuada: qualificação, inovação e fortalecimento emocional dos professores, proporcionado pela equipe gestora.

Palavras-chave: Formação contínua. Gestão. Equipe. Instituição.

Autora

Rosemeire de Souza

Resumo

Esta dissertação trata da importância da formação continuada do professor oferecida e construída pela própria equipe gestora da instituição a qual está vinculado. O ambiente educacional constantemente promoverá o crescimento consciente e intencional do professor, investindo na formação humana e pedagógica visando prevenir desgastes emocionais, gerando novas alternativas para o enfrentamento dos desafios e superação das dificuldades; criando uma cultura proativa entre os professores. Objetivo geral deste estudo é identificar como o processo de formação continuada pelo Programa de Ensino Integral (PEI) contribui para que os professores transformem suas práticas, de modo a valorizar os próprios saberes e as possibilidades de reflexão para o avanço dos alunos, considerando os resultados das avaliações institucionais dos últimos anos, e o meio sócio- histórico-cultural em que atuam lhes proporcionando uma visão real dentro do ideal. Será adotado como procedimentos deste trabalho a constante revisão de literatura; a pesquisa de campo, através de aplicação de questionários; e a análise de dados dos resultados das avaliações institucionais sob o ponto de vista de qualitativo. Cuidar e aprimorar habilidades e competências dos professores é priorizar também a qualificação do ensino favorecendo e emergindo a oportunidade para que os alunos aprendam de fato através de uma aprendizagem eficaz. Qualificar e proporcionar as reuniões, e encontros no ambiente escolar é uma tarefa árdua, mas necessária atribuída à equipe gestora, que deve contar com todos os membros do grupo que são coletivamente responsáveis por seu funcionamento. A troca de experiências e a difusão de novos conhecimentos instigam o profissional a rever práticas, lidar com frustrações, erros analisando posturas e buscando novas estratégias de atuação, permitindo-se perceber com novos motivos que o levarão a excelência. São inúmeras as evidências que comprovam que a qualidade da aprendizagem depende intimamente da qualidade do trabalho do professor, que deve ser acompanhado pela equipe gestora. A equipe gestora na busca de bons resultados aprimora o trabalho, oferece oportunidade de formação contínua, de prevenção ao desgaste da equipe, através de aprimoramentos dos professores em encontros e reuniões pedagógicas.