Editora FMB

Nasci no dia 08/10/1978 no município de Itacoatiara(AM). Estudei em escolas públicas, com muito esforços concluir a minha graduação normal superior (UEA). Comecei a trabalhar como Professora no ano de 2001, fiz minha especialização em Psicopedagogia no ano de 2010. No ano de 2017 resolvi cursar o mestrado, no ano de 2022 eu conclui, não foi fácil, mas até aqui o Senhor me ajudou. O autor que eu mais gosto é do Vygotsky. Porque ele relata que os jogos e as brincadeiras podem ter um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Adoro trabalhar na educação infantil, porque as crianças são as inocências, e tudo feito com amor e carinho, eu me sinto muito bem com essa faixa etária.

As implicações do brincar no processo de ensino aprendizagem da criança do ensino infantil

Palavras-chave: Brincadeiras. Aprendizagem. Ludicidade. Ensino Infantil.

Autora

Cristiane Ferreira Nunes

Resumo

A presente pesquisa ocorreu na Escola Municipal Engenheiro Nelson Dorneles. E a temática: As implicações do brincar no processo de ensino aprendizagem da criança do Ensino Infantil onde o uso do enfoque qualitativo foi suficiente para lidar com esta complexidade, para tanto, fundamentou-se em alguns teóricos como Piaget (1976), Almeida (2014), Santos (2015), dentre outros, e contribuíram para uma reflexão aprofunda que conversa em paralelo com esses pesquisadores. Com base a pesquisa, foi utilizado uma entrevista para 01 coordenadora pedagógica e 08 professoras, cuja técnica utilizada para analisar os benefícios do brincar como ferramenta de aprendizagem da criança na educação infantil. E assim, em análise dos resultados constatou-se que, ao utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação para tornar a aprendizagem mais atraente, pois a criança desenvolve habilidades cognitivas, desenvolve coordenação motora e sua autonomia. Contudo, o meio escolar encontra dificuldades que impedem a utilização do recurso da brincadeira como facilitador da aprendizagem

DOI

https://doi.org/10.58285/f98273461