Editora FMB

Rosimeire Magalhães, nasceu em 1964 no interior do Amazonas. Mãe de 3 filhas e Avó de quatro netos, voltou para os estudos após suas filhas se tornaram adultas. Sua grande paixão por produzir poemas para alfabetização despertou sua vontade de graduar Licenciatura em Pedagogia e em seguida duas pósgraduação voltadas para o Magistério. O seu Mestrado, “Ciencias de la Educación”, finalizado após cinco anos de estudo, foi um grande desafio para a Autora por ser fora do país, na Universidad Autónoma de Asunción. Atualmente, trabalha em uma Escola Municipal Infantil na sua paixão de alfabetizar e se inspira principalmente nos autores: Gabriel Chalita (livro pedagogia do amor) e Paulo Freire (pedagogia da autonomia) para escrever e lecionar.

A Relação entre a Didática Docente & a Perspectiva do Letramento: Leitura e Escrita do Programa PNAIC

Palavras-chave: 1. Alfabetização 2. Letramento 3. Prática de ensino 4. Prática pedagógica 5. Professores – Formação I.

Autora

Rosimeire Alves Magalhães

Resumo

O presente estudo visa a temática da alfabetização e letramento dos alunos com idade até 8 anos a serem alfabetizados com base nas series iniciais, foi estruturada e embasada no seguinte problema. Qual a relação entre a didática docentes na perspectiva do letramento na concepção do programa PNAIC para os alunos do 2º ano ensino fundamental? É justificada para a atual situação que ainda encontramos pessoas não alfabetizadas, jovens que não sabem fazer uma produção textual, crianças sem direito a escola. As series iniciais que envolve alfabetização é desafiadora os fatores traçados para alcançar metas durante o ano letivo, as vezes não são alcançados, é preciso ter habilidades e competência para ensinar a compreender as dificuldades encontradas. O objetivo geral, analisar a relação entre a didática docente e a perspectiva do letramento na concepção do programa PNAIC para os alunos do 2º ano da escola municipal Deisy Lammel. Objetivo específico: analisar as
práticas docentes que condizem com os critérios estabelecidos pela formação do PNAIC; detectar os aspectos da prática do cotidiano escolar a sua relação com o material oferecido pelo programa na idade certa; descrever as contribuições da formação do PNAIC para a prática docente na perspectiva do letramento. Participaram da investigação professoras alfabetizadoras e alunos do 2º ano ensino fundamental turno matutino e vespertino da escola municipal Deisy Lammel em Presidente Figueiredo-Amazonas. Para a realização deste trabalho adotou- se a pesquisa descritiva, transversal com enfoque qualitativo. Para coleta de dados foram utilizados como instrumento entrevistas abertas direcionada as professoras alfabetizadoras. As respostas obtidas foram analisadas individualmente dentro de cada objetivo especifico correspondente as questões com base no referencial teórico. A presente investigação traz como contribuição e subsidio para a problemática do trabalho docente.